
Wednesday, 29 April 2009
Aquila rapax

Tuesday, 28 April 2009
Rana temporaria

Labels:
Anfibios,
Europa,
Rana temporaria,
Reino Unido
Monday, 27 April 2009
Schistometopum thomense

Labels:
Africa,
Anfibios,
Sao tome,
Sao Tome e Principe
Triturus marmoratus

Labels:
Anfibios,
Europa,
Peninsula Iberica,
Portugal,
Triturus marmoratus
Sunday, 26 April 2009
Bufo bufo

Labels:
Anfibios,
Bufo bufo,
Espanha,
Europa,
Parque Natural de Gorbea,
Peninsula Iberica
Saturday, 25 April 2009
Alytes obstetricians

Tuesday, 21 April 2009
Tichodroma muraria

Esta é a trepadeira-dos-muros e é a única representante do seu género. Nidifica nas zonas montanhosas da Europa entre os 1000 e 3000 metros e em Portugal é uma espécie rara e que pode passar facilmente despercebida devido à inacessibilidade dos locais que frequenta. Destaca-se pelo tom vermelho carmim das suas asas, que abre enquanto trepa. Este exemplar foi fotografado nos Pirenéus espanhóis, no Parque Nacional de Ordesa.
Labels:
Aves,
Espanha,
Europa,
Parque Nacional de Ordesa,
Peninsula Iberica
Coracias caudatus

Labels:
Africa,
Aves,
Parque National de Nakuru,
Quenia
Monday, 20 April 2009
Stenella frontalis

Uma das espécies de cetáceos que tive a oportunidade de fotografar enquanto realizava voluntariado com o Projecto Cetáceos Madeira (http://www.cetaceos-madeira.com/). Trata-se de Golfinhos-pintados, uma espécie endémica das águas temperadas e tropicais do Atlântico e uma das mais comuns nos mares da Madeira.
Sunday, 19 April 2009
Macaca sylvanus

Labels:
Europa,
Gibraltar,
Mamiferos,
Peninsula Iberica,
Primata
Tuesday, 14 April 2009
Cinclus cinclus

A foto em si não está nada de especial. Apenas a publico porque se trata de um dos meus animais preferidos. Trata-se de um Melro d’água, encontrei-o enquanto passeava no Parque Nacional de Ordesa. Apesar de não ser uma espécie particularmente rara é de difícil observação. Em Portugal ocorre sobretudo nas regiões altas do Centro e Norte do país e segundo palavras alheias “A observação de um melro-d’água a mergulhar ou a “dançar” sobre uma pedra é um dos espectáculos mais fascinantes que a avifauna portuguesa tem para nos oferecer.”
Labels:
Aves,
Espanha,
Europa,
Parque Nacional de Ordesa,
Peninsula Iberica
Tuesday, 7 April 2009
Iberolacerta m. monticola

Passei grande parte da minha última semana a procura deste animal. Trata-se da lagartixa-da-montanha, uma espécie exclusiva da Península Ibérica e que em Portugal só pode ser encontrada na Serra da Estrela na forma da subespécie endémica. Encontra-se classificada como Vulnerável no entanto a sua observação é relativamente fácil, especialmente na zona da Torre onde atinge densidades bastante elevadas. A enorme concentração espacial desta espécie na Serra da Estrela constitui um dos mais importantes factores de ameaça uma vez que fenómenos estocásticos, tais como epidemias ou condições ambientais particularmente extremas poderiam afectar toda ou grande parte população, pondo assim a sua sobrevivência em risco.
Labels:
Europa,
Peninsula Iberica,
Portugal,
Repteis,
Serra da Estrela
Subscribe to:
Posts (Atom)