Tuesday 10 November 2009

Vanessa cardui

Esta é uma das duas espécies de borboletas diurnas que encontrei nas Selvagens. Trata-se de uma das borboletas mais cosmopolitas do planeta, estando presente em todos os continentes a excepção da Antárctica. Na Madeira aparece de forma irregular e é conhecida como Bela Dama.

Monday 9 November 2009

Teira dugesii




Esta é a Largatixa-da-Madeira, uma espécie endémica dos arquipélagos da Madeira e das Selvagens e que foi introduzida por volta de 1860 nos Açores e mais recentemente em Lisboa. Ocupa uma grande variedade de habitats, podendo ser encontrada desde o nível do mar até ao 1861 m na ilha da Madeira. Prefere locais secos e quentes e é muito frequente em habitats antropogénicos. Com base em diferenciação morfológica e enzimática foram descritas 4 subespécies: T. d. dugesii na ilha da Madeira, T. d. jogeri no Porto Santo, T. d. mauli das Desertas e T. d. Selvagensis nas Selvagens. As duas primeiras fotos pertencem à subespécie das Selvagens e as duas últimas à subespécie das Desertas.

Saturday 7 November 2009

Calonectris diomedea borealis



É com um enorme prazer que vos apresento a Cagarra, espécie com a qual vou estar a trabalhar nos próximos tempos. Trata-se de uma ave pelágica que se reproduz em ilhas e zonas costeiras do Atlântico Norte e do Mediterrâneo. Ocorre em todas as ilhas do território português onde tende a formar colónias numerosas. A maior colónia mundial pode ser encontrada na Selvagem Grande onde o último censo total (em 2005) estimou a existência de cerca de 30 000 mil casais reprodutores. Trata-se de uma migradora de longa distância que inverna nos mares Sul, chegado a visitar paragens tão longínquas como Madagáscar. Esta espécie foi fortemente explorada com fins comerciais até a década de 60, altura em que se estimava que fosse capturados de 20 a 22 000 juvenis por ano nas ilhas Selvagens. A formação da Reserva Natural das Ilhas Selvagens em 71 veio atenuar os massacres e nos últimos anos a população tem vindo a recuperar. Aqui segue o link do projecto em que estive a colaborar no último mês de Setembro e no qual vou começar a trabalhar - http://sites.google.com/site/projectocalonectris/ .